O gráfico mostra dados sobre os grupos de idade e o nível de ocupação de emprego no Brasil no primeiro trimestre de 2014. Percebe-se que a faixa etária com o maior nível de ocupação é de 25 a 39 anos ( 75,3% ) seguida da faixa etária de 40 a 59 ( 69,08% ). Isso pode ser explicado porque nesta faixa etária a maioria das pessoas já concluiu o ensino formal e já adquiriu competência e habilidades necessárias ao mercado de trabalho.
A faixa de mais baixa ocupação é a de 14 a 17 anos ( 16,59% ). Nesta faixa etária a maioria das pessoas ainda esta estudando, podendo trabalhar somente como jovem aprendiz.
Para a faixa etária acima dos 60 anos o percentual é de 21,81%, isto ocorre porque nesta faixa etária as pessoas já começam a se aposentar, e além disso a cultura empresarial brasileira considera essas pessoas velhas para o trabalho, preferindo contratar pessoas mais jovens.
Mudanças na pirâmide demográfica brasileira e nas leis que regulamentam a aposentadoria podem alterar, em um futuro próximo, essa configuração.
Na minha família meu pai tem 51 anos e tem ensino superior completo, com uma especialização e atua como médico veterinário. Minha mãe tem 55 anos, também tem ensino superior completo com doutorado, e atua como professora universitária.
Ambos ainda estão economicamente ativos e compõem o conjunto de pessoas da faixa etária de 40 a 59 anos que corresponde a 69,05% da população ativa desta faixa etária. Dada a situação atual os dois estarão ativos no mercado de trabalho após os 60 anos.



Nenhum comentário:
Postar um comentário