quarta-feira, 24 de abril de 2019

Satisfação na escolha profissional

Como vimos anteriormente, diversos fatores influenciam a escolha profissional. No entanto, depois de feita essa escolha, ela pode trazer ou não, satisfação.
 Uma pesquisa realizada com cerca de 100 pessoas que tem uma profissão, sendo 49,01% homens e 50,98% mulheres, abrangendo as faixas etárias de 19 a 70 anos, mostrou o seguinte:
Para 43,13% o grau de dificuldade ao escolher a profissão foi médio, e 50,98% não tiveram dúvidas sobre qual profissão escolher.
Com relação aos fatores que influenciaram a escolha da profissão 62,7% alegou decisão própria, e 50% levou em conta as oportunidades de trabalho oferecidas pela profissão. A família teve baixo impacto para 51% das pessoas. Professores da escola tiveram baixa influencia para 74%. E colegas e amigos também tiveram baixa influencia para 82% dos entrevistados.
Quanto à satisfação profissional obtida com a escolha da profissão, 65% disse que estão satisfeitos, pelos seguintes motivos: área de interesse, realização pessoal e remuneração adequada. Os outros 32% alegaram que não tiveram satisfação profissional. Os principais motivos alegados são: escolha por necessidade e falta de opção.
Ao perguntarmos: no passado, se pudesse, trocaria de profissão, 56% alegou que sim. Os principais motivos para isso foram: condição financeira e falta de estudo. Os outros 44% alegaram que não trocariam de profissão no passado.
Fizemos a mesma pergunta, porém no presente e 58% alegou que não trocaria de profissão. O principal motivo foi que eles estão realizados. Os 42% que disseram sim, trocariam, porque estão insatisfeitos e desgastados com a profissão.
Concluindo: a maioria das pessoas não teve dificuldades nem duvidas para escolher a profissão, tomaram a decisão por si próprios, considerando principalmente as oportunidades de trabalho. Família, professores, colegas e amigos, tiveram baixa influencia nesse processo de escolha. A maioria também alegou que está satisfeita com a escolha e não trocaria de profissão. Porém, no passado, se pudessem, teriam trocado de profissão.

      

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário