A palestrante tratou de trazer slides que a auxiliaram na apresentação, na qual a mesma explicitou a origem das cotas raciais, suas importâncias, reflexos da sociedade e impactos no meio universitário. A intenção da palestra não foi doutrinar ou mesmo impor um único ponto de vista, muito pelo contrário, a Isabela apenas apresentou os fatos a respeito da temática, onde os alunos puderam tirar suas próprias conclusões. Além disso, foi apresentado as definições de Igualdade e Equidade, mostrando de forma clara e objetiva os reflexos desses conceitos no nosso dia-a-dia.
Palestras como esta, são de extrema importância para o enriquecimento acadêmico e humano de nós, alunos, pois com elas faz-se possível o solucionamento de dúvidas, o estimulo ao pensamento crítico e a reflexão coletiva. Desse modo, a aluna Isabela, ao apresentar o contexto histórico e a situação atual do sistema de cotas brasileiro despertou nos alunos mistos sentimentos, uns já haviam estudado sobre o tema e apenas apreciaram a palestra como reforço para aquilo que já tinham conhecimento, enquanto outros tiveram acesso a uma explicação detalhada sobre cotas pela primeira vez, logo, é nítido a importância de palestras assim, pois iguala e proporciona a mesma oportunidade de conhecimento a todos presentes.
Cabe destacar algumas informações sobre as cotas raciais e sua efetiva inclusão:
- O número de estudantes negros, pardos e indígenas cresceu de forma vertiginosa desde o surgimento do sistema;
- O números de cotistas que desistem de seu curso é inferior ao número de não cotistas;
- O sistema de cotas raciais surgiu no Brasil em 2003;
- O requisito para ter acesso a cota racial é se autodeclarar negro, pardo ou indígena.
Portanto, ao fim da palestra os alunos puderam compreender conceitos, contexto histórico e impactos em sociedade advindos do sistema de cotas raciais.
COTAS NÃO SÃO PRIVILÉGIOS OU ESMOLA!
COTAS = REPARAÇÃO!
Larissa Kelly, 27
Nenhum comentário:
Postar um comentário