sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Palestra sobre a vida de um universitário, ministrada por Emerson que cursa Ciências da Computação.

   Como seguimento nas atividades de Preparação Acadêmica, a professora Lívia propôs novamente para um ex aluno do E.E. PROF. SEBASTIÃO FERNANDES PALMA- PEI que o mesmo realizasse uma palestra para os alunos das 3ª séries com o intuito de passar sua experiências novas, dar algumas dicas e motiva-lós. 
   O aluno Emerson cursa Ciências da Computação no Instituto Federal de São João da Boa Vista (UNIFAE), como de costume, para introduzir o tema ele declara as mudanças que ocorrem quando se sai do ensino médio e ingressa em uma universidade, o primeiro ponto destacado pelo discente foi a diferença entre professores de ensino médio e universidade, dando ênfase principalmente na dificuldade de acesso aos mesmo em meio acadêmico, além disso, a necessidade de dar 100% de si nos estudos pois a cobrança é muito grande. 
   Outrossim, o aluno se abre para contar um pouco mais sobre como foi a escolha dessa carreira, primeiramente, diz ele que seu pai já trabalhava com esse tipo de tecnologia, assim sendo, a paixão por essa área só tendeu á crescer, para mais, diz que é uma profissão muito abrangente, com várias possibilidades de ingressar no mercado de trabalho, pelo simples fato de envolver tecnologia que se faz muito presente nos dias atuais, ainda assim é uma das profissões que não está em risco de ser substituídas assim como muitas outra estão, como vimos ano passado nas aulas de Preparação Acadêmica. Porém, o curso que o mesmo está prestando é novo e está em fase avaliativa, pois ainda não foi aprovado pelo MEC (ministério da educação e cultura), o que prejudica seu horário que se torna irregular.
   Ademais, o palestrante alega não estar fazendo estágios, porém atividades como esta de promover palestras em escolas contam como ponto de carga horária em seu histórico. Todavia, o estudante revela seus interesses futuros de atuação, com foco nas áreas de desenvolvimentos de sites, games, programação de aplicativos, ou trabalhar com inteligência artificial.
   Por fim, ele nos mostrou os pontos positivos dessa profissão, como: a carreira abrangente e fácil de estabilizar no mercado de trabalho, facilitação nas atividade do cotidiano populacional e aceleração das mesma. Os pontos negativo são inexistente para ele.

Dicas:
  • Estudar a parte as matérias caso se identifique com o curso.
  • Fazer curso técnico para aprimorar seus conhecimentos.
  • Estudar e se dedicar bastante.
Laryssa Corrêa Santana N°28 3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário