sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Atividade C: entrevista de aluno universitário matriculado na USP medicina

1-Qual o seu nome e idade?
Gustavo, 22 anos

2-Qual a sua cidade natal? Onde mora?
Amparo-SP, Moro atualmente em Ribeirão Preto, mas minha família vive em Americana-SP

3-Qual foi motivação para a escolha do curso?
Tenho gosto pelas áreas biológicas desde mais novinho! Sempre gostei muito da vida e como ela acontece... A decisão pela medicina foi durante um episódio em que eu quebrei o braço e o médico que me atendeu foi simplesmente muito humano e colocou minha vida e minha dificuldade na frente dos afazeres dele, dos compromissos pessoais que ele tinha, simplesmente para que eu tivesse menos sofrimento.

4-Quais os aspectos positivos e negativos da USP med?
Positivos (de forma sucinta): Temos um interminável potencial de experiências clínicas no hospital... Podemos atender pacientes com doenças raras e situações que só encontraríamos em hospitais muito grandes como o HC. Temos a possibilidade de realizar procedimentos que muitas escolas médicas carecem dessa possibilidade pela falta de estrutura. O corpo docente é incrível e sempre nos posiciona como protagonistas do hospital, dando muita atenção e cuidado a nos ensinar.
Negativos: a cobrança para sermos bons alunos é alta. No ciclo básico, muitos detalhes são valorizados em detrimento do conhecimento geral e básico dos conteúdos, nos deixando muito especificistas e detalhistas sobre as doenças, de modo que muitas vezes tenhamos dificuldade em saber o que é importante para levar para a vida . Por sorte, os pontos positivos ajudam nessa parte!

5-Como é o mercado de trabalho?
Atualmente varia conforme a especialidade, mas no geral é um curso que possui uma grande gama de caminhos e oportunidades! Não falta emprego

6-Em que regiões do país há carência de médicos?
Não sei ao certo com dados concretos, mas as regioes mais remotas são as que mais carecem, principalmente nos estados do Norte e Nordeste.

7-Qual a sua avaliação em relação ao curso no Ministério da educação? O que significa?
Acho que ela reflete muito pouco da estrutura interna do curso... É uma visão generalista e, no caso da USP, se eu não me engano a instituição como um todo não se preocupa muito com o ranqueamento nacional, pois acaba por preferir se classificar conforme os rankings mundiais. Talvez um método melhor avaliativo seja sobre a estrutura hospitalar, os impactos de pesquisas desenvolvidas aqui sob a sociedade, e das oportunidades ofertadas aos estudantes pelo curso.

8-O que está achando do curso?
Estou gostando muito! agora, no terceiro ano, iniciamos o ciclo clínico e as experiências só vêm superando minhas expectativas.

9-Pretende fazer qual especialização?
Ainda é muito incerta a minha decisão, mas no momento penso em alguma especialidade cirúrgica (Urologia) ou Otorrinolaringologia

10-O que te faz querer medicina?
Quero muito poder retribuir a oportunidade de fazer um curso como esse para a população, trazer conforto e saúde da melhor forma que eu puder aos que precisam e que carecem, além de poder transformar minha energia e esforço nos estudos no melhor atendimento que puder aos pacientes.

11-Pretende seguir qual ramo na medicina?
Depende muito de qual especialidade eu for decidir fazer... No momento, penso em seguir no ramo de trabalhar em um grande hospital como o HC e, se possível, oferecer meus esforços também no ramo acadêmico (quem sabe poder ser docente aqui na USP).

Anália Teixeira Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário