quarta-feira, 6 de março de 2019

Reflexão do texto Quem estuda ganha até três vezes mais

O texto apresenta estatísticas sobre as diferenças salariais, baseadas nos níveis de educação formal.
Segundo o texto, a diferença salarial entre quem tem o ensino médio e o ensino superior completo é de 167%. Para níveis superiores de graduação, como mestrado ou doutorado, essa diferença pode chegar ate 426%, em relação ao ensino médio completo.
O aumento no nível de educação formal garante empregos mais facilmente e de melhor remuneração.  Isso é visível até em países como a Dinamarca, onde a diferença é muito menor.
Uma explicação para a existência desta diferença esta na lei de oferta e procura, ou seja o mercado de trabalho demanda mais profissionais com níveis superiores de educação do que existe na população. Essa falta de profissionais com ensino superior, no Brasil, ocorre porque a maioria da população, que é de baixa renda, não tem acesso ao ensino superior.
O artigo mostra que a diferença tem caído ao longo doa anos, e isso se deve ao aumento da demanda por profissionais com ensino médio completo, o que no Brasil, infelizmente, somente uma pequena parcela da população consegue concluir, em função da baixa renda das famílias.
Isso mostra a importância da manutenção e criação de programas especiais dos governos para facilitar a permanência de crianças e adolescentes na escola e o acesso destes no ensino superior. 
Assim, como diz o texto, podemos concluir que estudar vale a pena. 


Abigail Castilho e Bárbara Beatriz Marcon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário