sexta-feira, 14 de junho de 2019

O QUE É VOCAÇÃO?

Após assistir a um vídeo durante as aulas de preparação acadêmica, podemos compreender um pouco mais sobre uma temática que tem tirado o sono de diversos jovens que visam a entrada no mercado de trabalho. O vídeo "Desafio Profissão", contou com a participação da psicóloga Ana Messias Bock e do psicólogo Rogério Duran, que fizeram de maneira excepcional o esclarecimento sobre o tema. A partir do vídeo, os alunos puderam compreender que a predestinação, ou seja, a "tendência natural", trata-se de um mito, já que não nascemos portando dons ou habilidades especiais, muito pelo contrário, a verdade é que tudo podemos aprender, a vida e o convívio nos possibilitam a arte do evoluir, do progredir e de tornar nossos anseios realidades.
É preciso romper as barreiras do senso comum, deixar para trás os mitos e crenças que sustentam qualquer tipo de "determinismo", já que a única vocação que nós, seres humanos, temos, é justamento a arte de não ter vocação alguma, uma vez que somos livres, donos de nossos atos e capazes de desempenharmos qualquer que seja a vocação desejada. 
Para aqueles que desejam adentrar ao mercado de trabalho, que sonham em trilhar uma bela carreira e sentir realização ao desempenha-lá, é precioso o saber de que não há em nossos genes, ou em nosso nascer, algo que nos limita, que nos predestina a seguir seja qual for a área, pois nossa espécie é muito mais rica e livre, muito mais autônoma e capaz de quebrar barreiras e se reinventar a cada instante, bastando apenas, o querer.
A palavra "vocação", tem origem no latim "vocare" e significa "chamar", ou seja, apresenta a ideia de inclinação, de predestinação. Partindo deste pressuposto, é visível a concepção de que nascemos com esse "vocação", com essa ideia inata, que nos conduz ao nosso caminho. Entretanto, essa concepção pode ser rebatida com base na filosofia empirista, que de maneira brilhante foi explicado pelo filósofo Jonh Locke, que por meio da concepção de "tabua rasa", explicava que nós, seres humanos, nascemos como uma folha em branco, e que nossa vida seria escrita nela por nós mesmo, como que com uma caneta, caneta esta que representa nossos atos e quereres. 
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo."-
Jean Paul Sartre
-Larissa Kelly-

Nenhum comentário:

Postar um comentário